A Revista Amplitude Científica reafirma sua missão de veicular artigos originais, multidisciplinares e que tragam novidade e proporcionem avanço no conhecimento das áreas relacionadas a cada artigo. Qualquer texto que caiba nesse escopo é e será sempre bem-vindo, dentro dos critérios descritos a seguir:

NORMAS

A Revista Amplitude Científica adota a norma NBR6022 como estrutura a ser seguida. As orientações abaixo apresentadas, baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico.

  • • Utilize o editor de texto Word, formato .DOC ou .DOCX para realização do seu artigo;
  • • Dimensões: Deve ser submetido em papel A4 (21x29,7 cm), em formato vertical ("orientação retrato" na configuração de página de seu computador). A não adequação do seu artigo as normas aqui apresentadas resultarão em sua rejeição.
  • • Extensão: Os trabalhos deverão ter um mínimo de seis (6) e o máximo de vinte (20) páginas.
  • • Margens e colunas. Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:
  • • Margens direita: 2 cm
  • • Margem esquerda: 3 cm
  • • Margem superior: 3 cm
  • • Margem inferior: 2 cm
  • • Espaçamento: 1,5
  • • Tamanho da fonte. Use a fonte Arial, com o corpo 14 [para o título do trabalho], 12 [título das seções], 10 [endereçamento, legenda de imagens e tabelas, resumos em português e inglês e referências] e 12 [para o nome dos(s) autor (es) e o corpo do trabalho, incluindo as referências].

FORMATAÇÃO

a. Título/Autor/Endereço. As informações sobre o título (em português e inglês) devem aparecer, centralizadas e autor (es) devem aparecer logo abaixo, alinhada à esquerda. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 15 palavras, tanto em Português como em Inglês. Pule uma linha e escreva, também em negrito, o nome do(s) auto (es) usando letras maiúsculas e minúsculas. Após o nome de cada autor, acrescente nota de rodapé (somente nesta primeira página), apontando o curso, universidade, o endereço e o e-mail. Sendo que autores de uma mesma instituição devem ter a mesma nota de rodapé.

b. Palavras-chaves/Resumo. Pule uma linha para separar o contato dos resumos tanto em português, como em inglês. As palavras-chaves devem ser centralizadas, em coluna única, e localizadas uma linha após o resumo. Escreva no máximo quatro (4) palavras-chaves, separadas por ponto final. O resumo deve conter de 100 a 250 palavras para cada versão [português e inglês], e tanto resumo como abstract não devem ultrapassar a primeira página do artigo. As palavras-chaves devem vir em ordem alfabética.

c. Texto do trabalho. Inicie o texto na segunda página com colunas e faça a devida formatação. Para isto, vá ao comando ‘inserir’, no topo da tela de seu computador, e selecione a opção quebra. Marque em quebra de seção contínua. Feito isto você estará pronto para iniciar a digitação do corpo do texto. Pule uma linha após a Keywords e inicie o texto. Mantenha o texto alinhado sempre justificado, sem hifenização. Numere os capítulos (1, 2, 3...) e subcapítulos (1.1, 1.2, 2.3...). Se a última página do trabalho não estiver completa, distribua o texto nas duas colunas de forma a que apresente uma extensão de aproximadamente igual tamanho.

d. Agradecimentos. Caso seja necessário incluir agradecimentos, coloque-os antes das referências sob o título "AGRADECIMENTOS". e. Notas de rodapé. Não devem ser incluídas. Caso seja necessário, inclua-as no corpo do texto. Outras informações podem ser incluídas após os AGRADECIMENTOS como Notas Finais.


Numeração das Páginas

As páginas não devem ter numeração. Cada Trabalho deverá ter de seis (6) a vinte (20) páginas.


2 ESTILO DO TEXTO

2.1 - Títulos

Siga o estilo dos títulos constante nesta folha de instrução. Eles devem seguir a seguinte orientação:

a. Capítulos. Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas (p.ex. ESTILO DO TEXTO), com uma linha antes e outra após.

b. Subcapítulos. Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. 2.1. Títulos), com uma linha antes e outra após

c. Sub-subcapítulos. Devem ser digitados em itálico, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. Capítulos), com uma linha antes e outra após. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula, a menos que o título seja constituído por nomes próprios.


2.2 - Referências

As referências devem ser localizadas no final do texto, listadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, sem espacejamento entre as referências. Siga a norma NBR6023, como mostrado abaixo.


2.3 - Citações

As citações no texto colocadas entre parênteses devem conter o sobrenome do autor em maiúscula e o ano da publicação (p.ex. SOARES, 1999). As citações inseridas no corpo do texto deverão apenas ter a inicial em maiúscula, além de, ano de publicação entre parênteses (p.ex. De acordo com Soares (1999)).

As citações diretas (transcrições) com até 3 linhas deverão vir com entrada de parágrafo, e as com mais de 3 linhas deverão ter o tamanho da fonte reduzida para 10 e alinhadas a direita à 2cm, sem entrada de parágrafo.


2.4 - Tabelas, gráficos e figuras

No caso do uso de tabelas, gráficos e figuras, estes já deverão estar incluídos na formatação e sempre juntos ao texto ao qual se referem, ocupando a largura de uma ou duas colunas. As legendas de gráfico e figuras devem estar localizadas logo abaixo das imagens (pular uma linha) e alinhadas a esquerda. Pular uma linha para continuar o texto. Utilize imagens nos formatos TIF, GIF, JPEG, BMP, CGM ou WMF respeitando o tamanho de 500 kbytes para todo o arquivo. Em casos excepcionais consultar o Editor desta Revista.


3 REFERÊNCIAS

Segue alguns exemplos de referência a serem seguidos:


Artigo de Periódicos

PINTO, T. M. C.; SAVOINE, M. M. Estudo sobre TI verde e sua aplicabilidade em Araguaína. Revista Científica do ITPAC, v.4, n.2, set./dez., 2011.


Livros

TAKESHY, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 150p.


Dissertações e Teses

LIRA, O. B. N. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso na base operacional da CIFARMA. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2009. 72p. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia.


Fontes Eletrônicas

VIANNA, G. R.; ARAGÃO, F. J. L. Procedimento de operação, manutenção e verificação de desumificador. Brasília: Embrapa, 2008. Disponível em: http://www.cenargen.embrapa.br/publica/trabalhos/ct074.pdf. Acesso em: 19 fev. 2009.


4 AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Revisão pelos Pares

Inicialmente o artigo será examinado pelo editor para verificação das normas gerais, podendo ser devolvido imediatamente ao(s) autor(es) caso alguma das normas não tenha sido respeitada. Passado pelo aceite inicial, os artigos submetidos serão avaliados por dois revisores (membros do corpo editorial ou assessores ad hoc), que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. O processo de análise envolverá o sistema “duplo cego”.

Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para o corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade.


Conflito de Interesse

Os autores deverão explicitar, ao final do artigo, qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos ou equipamentos envolvidos no trabalho, os quais podem, teoricamente, influenciar as interpretações e conclusões do mesmo. Direitos Autorais Todas as declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Todo o material publicado torna-se propriedade da revista AMPLITUDE CIENTÌFICA, que passa a reservar os direitos autorais. O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. Manuscritos com mais de 5 autores devem ser acompanhados por declaração que certifique, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, neste caso, figurar, ao final do artigo, como "AGRADECIMENTOS"