• iconRua Luiz Carlos Ferreira Tirado, 148 Itaperuna/RJ
(22) 3824-6519
(22) 3822-9729

Bacharelado

Sobre a Coordenação

O coordenador dos cursos de licenciatura e bacharelado da FUNITA/ISEMI, é o professor João Paulo de Oliveira Faria, mestre, experiência docente no ensino superior e no ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro, professor Funita/Isemi no curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Link do currículo coordenador: clique aqui


A Funita publica a abertura de novas turmas, através deste portal e suas redes sociais, conforme edital para preenchimento de vagas, atendendo as exigências públicas para o vestibular nos cursos disponibilizados pela Fundação, semestralmente ou anualmente.

Educação Física

O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso visa á capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.


Além de formar profissionais para os diversos campos de atuação da profissão, o bacharelado forma professores para o ensino superior, possuindo um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional se organizou como profissão no Brasil nos anos 1950, e seu estatuto teve maior reconhecimento quando passou ao nível universitário, no fim da década seguinte. Desde então, essa formação de nível superior, ensejou, além da fundamentação teórica da prática profissional, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de modo a favorecer a reflexão e a análise crítica e comprometida com as demandas da realidade social brasileira, bem como o suporte na implementação de políticas e serviços públicos em saúde, educação, assistência social, trabalho e cultura.


Atualmente, compreende-se a Terapia Ocupacional como um campo do conhecimento e intervenções em saúde, em educação, em arte e cultura, em trabalho e na esfera social. Ela elabora e aplica tecnologias orientadas para desenvolvimento, manutenção ou recuperação da autonomia de pessoas que, por problema específicos (físicos, sensoriais, psicológicos, mentais e/ou sociais), sofrem com a dificuldade de se envolver ou atuar efetivamente em diferentes situações ordinárias ou de inserir-se e participar da vida social. A intervenção proposta ancora-se na compreensão dos processos ocupacionais em diferentes momentos de vida e diferentes contextos sociais, culturais, históricos, políticos e econômicos.


Fundamenta-se ainda na compreensão das relações saúde-sociedade e dos processos de inclusão-exclusão social, para atuar em programas de promoção, proteção, recuperação, inclusão e reabilitação nos setores da saúde, da educação e da assistência social. Com isso, as demandas sociais, de interesse social e, ancorado na perspectiva de crescimento profissional, o ISEMI/FUNITA organizou o curso de Graduação em Terapia Ocupacional a fim de capacitar os egressos ao exercício profissional em todas as suas dimensões, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo.

Tecnólogo em Gerontologia

O curso de Tecnólogo em Gerontologia é uma formação acadêmica especializada voltada para aqueles que desejam se dedicar ao estudo e cuidado do processo de envelhecimento humano. Com a crescente expectativa de vida e o envelhecimento da população, o campo da gerontologia se torna cada vez mais relevante e necessário.


Nesse curso, os estudantes adquirem conhecimentos abrangentes sobre os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais do envelhecimento. Eles aprendem a compreender as transformações que ocorrem no corpo e na mente dos idosos, bem como a desenvolver estratégias e abordagens de cuidado e promoção da saúde nessa fase da vida.

Publicações